“A primeira condição de nossa educacão é a discórdia”

Pierre-Joseph Proudhon

terça-feira, 9 de novembro de 2010

william godwin


aos nossos queridos "compas",

você é nosso convidado a participar do nosso grupo de estudos, cujo o primeiro tema é A Educação Libertária, e a primeira leitura/ debate será do texto de edson passetti e acácio augusto (anarquismo & educação, editora autêntica): william godwin e a educação livre, capítulo segundo (pág's. 31 ~ 36).

a nossa primeira reunião - em local a ser definido -, realizar-se-á no dia 20 de novembro de 2010, às 15h00 do sábado....

aguardamos você!

saudações libertárias e até breve,

el__brujo tavares

*#*


adendo:

Capa do livro
Anarquismos & Educação
Acácio Augusto, Edson Passetti
R$ 26,50


"[...] este livro destina-se a todos aqueles que pretendem compreender a relação entre o anseio da liberdade e a obediência, muitas vezes reforçada por uma educação e uma escola que não ensinam a pensar e a formar seres críticos.
Atentos à riqueza dessa relação, Edson Passetti e Acácio Augusto produziram esta obra que contextualiza os anarquismos e suas manifestações mais lembradas de séculos passados e analisa na atualidade traços dessa postura, registros da anarquia.

'Na atual sociedade de controle, o inventor de liberdades atualiza a educação anarquista como espaço de experimentação que sacode o imobilismo, subvertendo a docilidade, a disciplina e a obediência escolares.'

Assim pensam os autores, que oferecem ao leitor um interessante e proveitoso estudo que aproxima a educação de elementos inerentes à construção da história, à experimentação da vida livre."

3 comentários:

  1. "O governo tinha a intenção de suprimir a injustiça, mas seu efeito tem sido de incorporá-la e perpetuá-la".Tenho minhas duvidas dessa atitude cheia de boas intenções do governo de tão somente e intensamente!desejar a justiça,quando uma das suas primeiras atitudes foi,suprimir a liberdade individual.

    ResponderExcluir
  2. A educação libertária toma como base autogestão social, que tem como objetivo levar indivíduos a participar ao máximo no processo de produção e impedi-los de serem alienados e de exercerem atividades que lhe sejam estranhas, percebe-se que a autogestão pedagógica somente pode ser uma preparação para a autogestão social.
    Que para Lapassade:
    A autogestão pedagógica é um sistema de educação no qual o mestre renuncia a transmitir uma mensagem: os alunos decidem - dentro dos limites da situação escolar atua – quanto aos métodos e programas de formação. Na classe em autogestão, o professor não mais ensina: aboliu-se a velha relação professor/aluno. (1989, p.269-270)

    ResponderExcluir
  3. o livro indicado,Anarquismo & Educação é muito bom recomendo tambem...

    ResponderExcluir