“A primeira condição de nossa educacão é a discórdia”

Pierre-Joseph Proudhon

segunda-feira, 21 de março de 2011

indicação de leitura: instrução integral, uma ferramenta dos trabalhadores, de rogério de castro


INSTRUÇÃO INTEGRAL

Uma ferramenta dos trabalhadores,
de Rogério de Castro
66 páginas, 11,5X15,5


Co-edição com os sindicatos SINASEFE e SINDSCOPE, Instrução Integral apresenta uma tese aprovada nos sindicatos elaborada por Rogério deCastro. O autor realiza uma discussão sobre a questão da educação invocando o tradicional conceito de “instrução integral” desenvolvido pordiversos clássicos anarquistas.

O ponto interessante do livro é que ele pensa a educação a partir de uma posição classista, vinculada às lutas dos trabalhadores, assim como a proposta de educação de Pelloutier no contexto da CGT francesa em seu momento de maior combatividade e autonomia.



“A pedagogia libertária deveria despertar a sensibilidade dos trabalhadores para o caráter integral dos seres humanos, superando as diferenças entre trabalho intelectual e manual.

Ultrapassando o simples objetivo de capacitar operários adequados ao sistema produtivo,proporcionaria, por sua natureza, uma instrução integral capaz de oportunizar a análise da sociedade capitalista ao integrar o exercício intelectual das salas de aula à prática nas oficinas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário