“O princípio de autoridade constitui na educação das crianças o ponto de partida natural; é legítimo e necessário quando se aplica a criança de tenra idade num momento em que a sua inteligência não está de nenhum modo desenvolvida.
Porém na medida em que o seu desenvolvimento total, e por conseguinte o de sua educação, implique a gradativa negação do ponto de partida, essa autoridade deve desaparecer, dando à criança uma crescente liberdade.
Toda educação racional não é no fundo outra coisa senão a abolição progressiva da autoridade em benefício da liberdade, sendo necessariamente o propósito último da educação o desenvolvimento de homens livres imbuídos de sentimentos de respeito e amor parar com a liberdade dos demais.
Assim, o primeiro dia de vida escolar – a escola recebe as crianças que mal começaram a balbuciar – deve ser o de maior autoridade e o de ausência quase total de liberdade, porém seu último dia será o de maior liberdade e o de abolição de todo vestígio do princípio de autoridade”
Mijaíl Alexándróvich Bakunin [anarquista russo (1814 - 1876)]
a origem desse nome é "mijo", é? ou é mijafoi?
ResponderExcluir